terça-feira, 4 de agosto de 2009

A FILHA DO MEU AMIGO NASCEU



Como não canso de dizer, apenas brinco com as letras, sinto um fascínio enorme por juntar as letras e formar palavras. As palavras agrupadas umas atrás de outras na tentativa de formar frases com mais ou menos sentido.
Tenho prazer em fazer um acróstico e nele brincar com os meus próprios sentimentos. Fingir que estou alegre, as vezes com a própria alegria vivida.
A dor também é fascinante para mim. Continuo a chorar a minha mãe, ela morreu faz quase seis anos, mas a sinto tão perto de mim. As vezes, eu não resisto e faço poemas para ela. Uns pouco melhores que outros, mas todos frutos da saudade eterna que dela sempre terei.
Também já fiz alguns poemas para os meus colegas, uns nos momentos alegres, mas a maioria nos momentos que as saudades mais apertam.
Alguns por mudarem de trabalhos, outros, infelizmente, os mais difíceis de fazer, entretanto os mais necessários, quando partem para o outro mundo. Mas todos espontâneos. Nenhum por encomenda.
Será que é mais difícil escrever por encomenda?
Um dos meus colegas de trabalho, o Jocelino Delgado, é pai pela segunda vez. Pai de uma linda e fofinha menina, não é que ele achou que, por direito, merecia um poema para a filhinha dele? A verdade é que eu também achei.
A lindíssima menininha merece muito mais que simples poema, existe apenas um pequeno problema. O bloqueio que sofro sempre que me pedem para escrever.
Gosto muito de dar, de oferecer, mas sinto certa dificuldade quando me pedem alguma coisa. O meu espírito altruísta sente sempre abalado perante um pedido, vejamos se consigo superar este…


ALISSIA JOCIANY DELGADO

ALISSIA querida menina nascida

Lembranças do teu pai que tanto

Insistiu para escrever-te um poema,

Sei que mereces, tua beleza,

Sabes, és bela e perfeita

Imperiosamente muitos poetas cantarão

A mim me resta ser a pedido do teu pai!


JOCIANY, o Jocelino teu pai ficou

Ouvi que te digo, todo babado

Claro, menina, quem não ficaria?

Isto de ser pai é mesmo assim

Ainda por cima, ser de ti, o pai

Não podia esperar outra coisa dele

Ya, ele esta feliz e muito contente!


DELGADO, aproveito, para neste poema

Enviar meus parabéns a tua mãe

Linda filha és de ambos com certeza

Graças a Deus te desejo sempre

A paz seja tua sombra no dia a dia

De carinho e amor nunca tenhas falta , e,

O mais importante, que sejais muito feliz!


Parece-me que consegui, não posso garantir a qualidade, é o primeiro poema que faço por encomenda. Será que conseguirei fazer mais?
Como o ser humano é tão egoísta…olhem só que me veio a cabeça. A ideia de arranjar dinheiro…, passar a ser um poeta por encomenda. Olha, não é ma ideia, pelo menos garantiria um leitor por cada poema que fizesse. Ninguém iria me pagar sem ler primeiro. Vou pensar nesta alternativa. Mais uns tostões, até vinham a calhar…




João Furtado



Praia, 28 de Julho de 2009.