quinta-feira, 7 de junho de 2012

GEREMIAS, O MEU POPAS



                                              GEREMIAS, O MEU POPAS

Os meus filhos são todos diferentes, um dos outros. O Geremias, que carinhosamente o chamei de Popas, porque nasceu num belo dia de Maio e quase careca, mas com um pouco de cabelo na parte frontal da cabeça, por exemplo sempre foi voluntarioso, simpático e muito popular… Muito diferente do Juanito, mais caseiro…
O Popas, meu grande rapaz, com três anos chegou em casa e me informou que ia para o “Jardim”, escola infantil… Não prestei muita atenção a notícia, devia ser alguma brincadeira, levei na boa, disse-me várias vezes, não acreditei, alias, parece-me… Pensando bem… Não ouvi… Erro meu…
-Papa, dás-me dinheiro para pagar o “Jardim”? Vou para o “Jardim”!
Fiquei na minha, nem respondi. Ele continuo…
-Espera por mim!
O Popas saiu… E… Voltou minutos depois acompanhado de uma instrutora do “Jardim” e disse-me:
-Papa esta é a minha “tia”, ela veio procurar o dinheiro!
Tive que pagar e o Popas foi para o “Jardim” um ano antes do que eu estava a pensar… Irei pagar mais um ano do previsto… Pensei, ele vai ter que ficar 3 anos no infantário em vez de 2 anos previstos… Mas a surpresa não acabou por aqui… Dois anos depois lá veio ele de novo e com a mesma conversa:
- Papa estou a ir para a Escola. A Lizita vai ficar no meu lugar no “Jardim”!
A primeira surpresa não havia me ensinado, de novo fiquei na minha, nem liguei a conversa do maroto… Mas ele já tinha matriculado a Lizita no “Jardim” e já tinha falado com uma professora da primária, uma vizinha nossa, Ana de Aureliano. Ele foi como ouvinte e como foi o melhor aluno, acabou por transitar de ano. A irmã, Lizita, seguiu o mesmo caminho, no caso dela, foi com a Sandra da Mena, outra vizinha nossa.
Só soube que tenho um jornalista em casa e com pouco mais de 10 anos, quando vi pendurado na parede da sala, o quadro de curso de jornalista infantil do Jornal a Semana, onde até hoje ele continua a colaborar. Mas tudo na vida do Geremias, o Popas, é surpresa sobre surpresa. Um dia saberei certamente porque será que ele gosta sempre de me surpreender positivamente. Foi assim que me surpreendi positivamente, quando ele me convidou para um “show” musical, sabia que ele estava num grupo de convívio internacional de cultura… Não foi surpresa… A surpresa foi o nível do espetáculo que ele me proporcionou. Certamente todos estiveram em alto nível… Mas… Eu só vi ele, ele foi o centro da minha atenção.

O Geremias está a estudar jornalismo… E… Ele já é jornalista, nunca me mostra o trabalho que faz… Discreto, profissional… Reserva para mim sempre a melhor parte, o trabalho já feito e já publicado. Está quase a terminar o curso em Belo Horizonte, no Brasil, mas sei que não tenho nada a temer, ele continuará sem dúvidas a me surpreender sempre pela positiva… Tenho a pura certeza que sim!


No Aeroporto da Ilha do Sal, 07 de Junho de 2012

João Furtado

http://joaopcfurtado@hotmail.com