terça-feira, 28 de novembro de 2017

PARDAL E PASCOAL DOIS PROFESSORES



Pardal muito cedo vens-me acordar
A tua desculpa é de querer ensinar-me
Será que aprendo sabendo histórias…
Como e quanto tempo tua espécie existe
O teu respeito pela natureza que chamas de mãe
Apenas tiras dela aquilo que precisas e…
Longe de ti a ideia de acumular para teus filhos…


Porque vens tu com dia sim dia sim
A minha janela falar das mortes
Se não for na guerra é no desastre ecológico
Com o homem sempre autor de tudo?
Olha que sou igual só na aparência
A minha ambição é a vergonha que sinto do homem
Lamentavelmente egoísta quer destruir tudo…


Para Pardal que hoje quero rezar para um professor
Achas que és tu? Seu presunçoso tagarela
Sem dúvidas que aprendo muito contigo
Com a tua filosofia de nunca matar a galinha
Ovos de ouro não merece o sacrifício…
A reza é para o Pascoal foi meu professor
Lembro-me dele e tinha eu apenas 7 anos


Paciente o Pascoal teve a difícil tarefa de ensinar-me
As letras simples símbolos por ele tiveram sentido em mim
Sem duvidas que ou números também tiveram
Contas e redações minúsculas foram crescendo
Olha que eu não era de fácil aprendizagem
Ainda troco o “v” por “f” e muito facilmente
Longe de me castigar ele corrigia-me com compreensão…


João Furtado

Praia, 28 de novembro de 2017

Sem comentários: